Saiba como montar seu planejamento financeiro para dar um lance no consórcio!

 

Dar um lance é uma ótima oportunidade de antecipar sua contemplação. Ainda assim, é preciso planejamento para não complicar.

 

Ainda que no consórcio todos os clientes sejam contemplados até o final do plano, tem quem queira adiantar essa etapa para levar o seu bem para casa o mais rápido possível. Para isso, uma das melhores alternativas para quem não quer esperar ser sorteado em assembleias e a oferta de lances.

 

Essa é uma alternativa muito comum entre consorciados, contudo merece atenção. Afinal, para garantir que o lance não irá comprometer suas contas do dia a dia é necessário, acima de tudo, um planejamento financeiro.

 

Para entender como realizar uma oferta de maneira segura e responsável, para não descapitalizar tanto suas finanças como o próprio bem do consórcio, preparamos este artigo com 5 dicas essenciais para dar este passo.

 

Confira atentamente a seguir!

5 dicas para montar um planejamento financeiro eficiente para lances no consórcio

1 - Entenda as possibilidades do seu contrato

 

Cada plano de consórcio tem uma quantidade de contemplações previstas no sorteio e lance, procure acompanhar o andamento do grupo através de recursos como aplicativo, boleto mensal e ficar atento as contemplações que estão acontecendo, informações como percentual dos lances contemplados vão ajudar a se programar para uma oferta com boas possibilidades de contemplação.

 

Seu planejamento só será eficiente se você tiver plena consciência de como fazer o lance, incluindo valores máximos e mínimos. Deste modo, pode avançar tendo em mente o que é possível por contrato e o que está ao seu alcance.

2 - Pense no longo prazo

 

Dar um lance não é garantia de que será contemplado – mesmo que o lance em questão seja livre. Antes de mais nada, é preciso checar as ofertas dos demais consorciados. Ainda assim, caso o seu seja aceito, será preciso pagar o montante à vista. Do contrário, há a possibilidade de cancelamento da contemplação.

 

Portanto, o ideal é se planejar com bastante antecedência para garantir que terá todo o valor em mãos caso conquiste a contemplação. Não existe um período pré-definido de duração, variando bastante de acordo com cada caso.

 

Por este motivo, recomendamos a adoção do lance consciente. Ele basicamente consiste em ofertar um valor próximo aos contratos contemplados pela modalidade e que, em contrapartida, é acessível para você.

 

Para chegar até o valor ideal, acompanhe a média dos lances nas assembleias anteriores. A partir daí, calcule quanto será necessário dispor da sua renda mensal para acumular esse montante – considerando suas despesas indispensáveis – e em quanto tempo.

 

Sabemos que nem sempre será possível atingir o mesmo patamar da média de lances. Ainda assim, o mais importante é que você se programe para chegar o mais próximo possível do valor estipulado, sem comprometer a sua saúde financeira

 

Uma alternativa para adiantar seus planos é recorrer a outras fontes de renda para complementar essa reserva. Algumas opções são o saque antecipado do FGTS, décimo terceiro e bonificações.

 

Recomendamos ainda que inicie esse planejamento, no mínimo, um ano antes do período de oferta. Assim, você tem tempo hábil para guardar um valor para o lance, preparar-se para imprevistos e, em paralelo, honrar com seus compromissos do dia a dia.

3 - Se planeje para imprevistos

 

Como dito no item anterior, o planejamento para oferta de lances precisa ser longo para evitar prejuízos em caso de imprevistos. Um gasto de última hora para cobrir um problema de saúde, por exemplo, pode comprometer absolutamente o orçamento.

 

Portanto, se planeje também para os imprevistos. No seu planejamento financeiro, considere uma reserva para cobrir situações não previstas, a fim de não precisar para de pagar o consórcio em momento algum do seu plano e atrapalhar a conquista do seu sonho.

 

Desta forma, você fica imune a sufocos financeiros que atrapalham seu planejamento para lance e, em contrapartida, não fica desassistido diante de um imprevisto que pode ser preponderante para seu bem-estar.

4 - Crie um fundo separado da sua arrecadação mensal

 

Uma das melhores maneiras de garantir que você não gastará o dinheiro reservado para dar o lance é guardando a quantia em um fundo específico. Parece óbvio, mas, acredite, muitos ainda negligenciam essa etapa.

 

Trata-se de uma maneira de dificultar o acesso aos valores que servem para fins específicos. Além disso, dependendo da aplicação que escolher para montar esta reserva, é possível ampliar seus ganhos por meio de rendimentos.

5 - Corte gastos desnecessários

 

Esta dica serve para todo tipo de planejamento financeiro, desde o mais básico até para criar fundos e sustentar seu lance no consórcio. Muito pode se economizar cortando gastos supérfluos. Por mais que os valores gastos sejam mínimos, se calcular quanto dedica por mês com coisas desnecessárias, verá que poderia ter muito mais dinheiro guardado.

 

Diante da necessidade de guardar dinheiro, você pode começar cortando os gastos óbvios: o streaming que você não assiste mais, aquela assinatura de revista que nem lê, os cafezinhos e guloseimas comprados no intervalo do almoço, entre outros pequenos compromissos que não causam impacto positivo no seu modo de viver.

 

Se a necessidade de economizar aumentar, será necessário refazer seu planejamento analisando cada gasto que acumula mensalmente. Por isso, comece o corte pelas atividades que não são importantes para você e pode dispensar por um determinado período. Caso faça muita questão, mantenha o consumo de determinado produto, mas em menor quantidade para o impacto financeiro diminuir.

As modalidades de Consórcio Honda

 

O Consórcio Honda tem inúmeras modalidades de planos com prazos curtos, médios e longos, inclusive as que possibilitam lances livres (sem limite de valor) e fixos (pré-estabelecidos pela administradora) para você adiantar sua contemplação.

 

São opções para todos os perfis, necessidades e objetivos. Quer conhecer as possibilidades? Acesse nosso site e confira os planos disponíveis!