O período da Black Friday é um dos momentos mais esperados do comércio, tanto para consumidores quanto para lojistas. Enquanto as lojas aumentam consideravelmente seu faturamento, o público geral aproveita a onda de promoções para realizar seus desejos de consumo e fazer aquisições pontuais por preços mais acessíveis.

 

Mas é necessária muita calma no momento de montar sua lista de compras, pois qualquer gasto excessivo pode colocar seu planejamento financeiro em risco. Como nossa cabeça está focada apenas nos descontos, descuidamos e acumulamos mais débitos do que poderíamos.

 

Por essa razão criamos este artigo. A seguir, você verá algumas dicas para que consiga fazer suas compras sem prejudicar seu planejamento financeiro.

Como aproveitar a Black Friday sem comprometer o planejamento financeiro?

1 - Estipule prioridades

 

No momento de fazer um planejamento financeiro, você precisa primeiramente estabelecer as prioridades do orçamento. Essas prioridades podem ser tanto os custos fixos – tais como plano de saúde, contas de água e luz – quanto um desejo que pretende tirar do papel – como a aquisição de um veículo Honda, por exemplo.

 

Por este motivo, antes sequer de procurar as promoções da Black Friday, você precisa listar as suas prioridades. Desta forma, você sabe exatamente quanto dedicar para honrar seus compromissos mais importantes e para fazer compras adicionais, sem se preocupar em desrespeitar seu planejamento financeiro.

 

Definir esse ponto é uma maneira de firmar um compromisso com você mesmo. Com isso, você conseguirá manter seu planejamento financeiro e tirar seus planos do papel, sem abrir mão de pequenos ‘mimos’.

2 - Tenha consciência do seu orçamento

 

Outro passo muito importante antes de realizar qualquer compra na Black Friday é ter consciência exata do seu orçamento. Gastar mais do que possui é a receita perfeita para se complicar financeiramente.

 

O segredo de um bom planejamento é montar um orçamento que engloba todos os seus gastos básicos e projetos. Em contrapartida, você também deixa um valor livre para usar como quiser. Com isso, no mês de novembro, poderá usar essa quantia independente para realizar suas compras na Black Friday.

 

Vale ressaltar que é muito importante tomar cuidado com as compras parceladas. O ideal é pagar as aquisições da Black Friday à vista. Assim, você não perde o controle de gastos e, ao mesmo tempo, não compromete este ‘valor livre’ nos outros meses.

 

Fazer gastos sem entender qual é o limite do que você pode gastar é um risco muito grande. Por isso, recomendamos que você faça um orçamento não só para a Black Friday, mas sim para todas as novas aquisições que fizer ao longo da sua vida. Esta é a melhor forma de prevenir excessos e garantir a sua estabilidade financeira.

3 - Pesquise os preços antes de efetuar compra

 

É importante também pesquisar os preços de tudo que deseja comprar para, assim, se certificar de que vai levar para casa o item com melhor preço. A maneira mais eficiente de fugir de um mau negócio é apurar quanto o mercado cobra em média por determinado produto ou serviço.

 

Outra forma de fazer isso é pesquisar o histórico de preços do produto escolhido. Alguns meses antes, você pode listar os itens que deseja comprar nessa época e então acompanhar semana a semana a evolução dos preços. Com isso, é possível entender a variação histórica dos preços.

4 - Não compre por impulso

 

Sabemos que, diante de tantas ofertas, ficamos tentados a gastar mais do que poderíamos, ou até mesmo do que desejamos. Portanto, controle suas emoções e evite a todo custo comprar por impulso.

 

Normalmente, essas compras não são muito úteis no curto prazo, ou seja, poderiam ser adquiridas em outros momentos mais propícios. Evitar essa dívida é um cuidado essencial para a saúde do seu planejamento financeiro, visto que assim nenhuma outra conta precisará ficar em atraso para cobrir o novo gasto.

5 - Faça seu planejamento financeiro a longo prazo

 

Lembre-se sempre que um bom planejamento financeiro deve ser base para sua vida, e não apenas para um período curto como a Black Friday. Portanto, ele deve começar bem antes da data e continuar para além dela.

 

De preferência, seu planejamento financeiro deve te acompanhar por toda vida. Esta é a maneira mais segura de viver sem preocupações financeiras, com pouco risco de endividamento e, acima de tudo, sem perder boas oportunidades porque faltou dinheiro para realizar seus sonhos.

 

Portanto, se programe economicamente assim que for possível. Ter um planejamento financeiro vai muito além de saber onde e quando gastar seu dinheiro, mas sim qual a maneira mais inteligente e segura de construir a vida que você deseja ter.

 

Continue de olho no blog Conexão HSF. Neste canal, você confere dicas de planejamento financeiro para realizar seu sonho do veículo Honda 0km!