Uma coisa é fato: todos aqueles que desejam realizar um sonho – como comprar um veículo Honda –  precisam ter um planejamento financeiro. Esta é a melhor maneira de reservar uma quantia e se preparar financeiramente para a conquista.

 

Ainda assim, iniciar um planejamento financeiro é consideravelmente fácil. A maior dificuldade é se manter fiel a ele e evitar erros que possam prejudicar sua continuidade. A maior parte dos planejamentos só não dão certo porque, em algum momento, um deslize evitável desmotiva a pessoa a prosseguir com os planos.

 

Para que isso não aconteça com você, neste artigo trouxemos 6 práticas que prejudicam sua estratégia de economia – e que você deve evitar a todo custo. Afinal é hora de aprender como blindar o seu planejamento financeiro de práticas danosas!

Planejamento financeiro: 6 práticas que prejudicam seus planos e deve evitar

 

Tempos atrás, você leu aqui um artigo falando como fazer um planejamento financeiro. Agora, traremos dicas de como mantê-lo saudável, ilustrando 6 práticas que prejudicam a estratégia de montar uma reserva financeira.

 

Leia atentamente cada uma delas para evitá-las a todo custo. Isto poderá prejudicar a realização do sonho.

1 - Não priorizar gastos

 

O planejamento financeiro consiste basicamente em guardar uma quantia mensalmente para a criação de uma reserva. No longo prazo, essa economia pode ser utilizada para vários fins - dentre eles, a vontade de adquirir um veículo Honda, por exemplo..

 

Porém, se você não priorizar seus gastos, dificilmente terá o controle do valor que pode guardar sem impactar suas contas mensais. Desta forma, será sempre necessário tirar uma porcentagem do que você guardou para pagar uma conta esquecida ou um gasto inesperado.

 

Não priorizar seus gastos é um erro facilmente evitável e que pode prejudicar bastante seu planejamento. Sem a consciência de quais débitos pagar com prioridade, fatalmente você terá gastos acima do esperado.

 

Por este motivo, recomendamos que anote em uma planilha todos seus gastos fixos e calcule a quantia que terá que dispor por mês para quitá-los. Depois, coloque em perspetiva contra seus ganhos totais e, a partir deste cálculo, defina quanto você irá economizar.

 

Desta forma, você terá definido de forma clara qual é seu limite de gastos por mês para não prejudicar seu planejamento financeiro – tampouco, colocá-lo em dívida.

2 - Não ter um objetivo claro de conquista

 

Todo planejamento financeiro é desenvolvido visando um único grande objetivo. Pode ser adquirir o carro próprio, comprar uma casa, fazer uma viagem ou realizar qualquer outro sonho.

 

Não ter um objetivo claro de conquista pode prejudicar essa busca. Isso porque essa prática pode causar desmotivação. Além disso, entenda que, se o seu objetivo final mudar a cada período, será preciso mudar seu planejamento constantemente.

 

Se precisar adequar seu planejamento periodicamente, dificilmente chegará ao fim do seu plano e as chances de desistir no meio do caminho são imensas. Além disso, quem tenta abraçar tudo, quase sempre, acaba sem nada.

 

Foque em um objetivo por vez. Se você deseja comprar um veículo e fazer uma grande viagem, a princípio, priorize apenas um objetivo e faça o planejamento em volta dele. Depois, com a realização da primeira meta, inicie o processo do objetivo seguinte.

3 - Manter a reserva do planejamento na conta corrente

 

Se a ideia do planejamento financeiro é guardar parte dos seus ganhos mensais para a realização de um sonho, por quê deixar o dinheiro na conta corrente?

 

Além de deixar o dinheiro à vista, onde você sempre terá acesso e estará tentado a gastá-lo, manter a reserva guardada na conta corrente não faz a quantia render. Desta forma, a reserva vai perder poder de compra para a inflação, uma vez que o montante em conta corrente não é corrigido.

 

Isso não quer dizer que você precise comprometer esse dinheiro, investindo ele em uma aplicação que leve alguns anos para liberação. Basta deixá-lo reservado rendendo em aplicações com boa liquidez.

 

Desta forma, sua reserva fica protegida contra impulsos consumistas e permanece rendendo e gerando ainda mais valor.

4 - Se planejar pensando no curto prazo

 

Na grande maioria das vezes, o planejamento financeiro atende necessidades a longo prazo. Logo, pode levar bastante tempo até que seu objetivo seja concluído – em alguns casos, pode exigir alguns anos de paciência e disciplina.

 

Por este motivo, é um erro se planejar pensando no curto prazo, como se seu objetivo fosse ser conquistado de imediato. Isso pode te causar frustração, irritação e desmotivar sua busca pelo seu sonho.

 

Quando falamos em realização de sonhos e planejamento financeiro, nunca podemos pensar no curto prazo. Esta é uma estratégia que funciona pensando em longevidade.

 

Não adianta se planejar por alguns meses, guardar o valor, desistir pouco tempo depois e, por fim, aguardar que o restante junte naturalmente com o passar do tempo. Fato é que não há fórmula mágica.

 

5 - Não tomar cuidado com o cartão de crédito

 

Muitos planejamentos financeiros fracassam porque a pessoa não teve o cuidado necessário com os gastos no cartão de crédito. A falsa sensação de dinheiro ilimitado que este recurso transmite é extremamente prejudicial.

 

Sempre tenha consciência dos gastos que faz no seu cartão de crédito. Perder a noção disso fará com que gaste muito mais do que planejava para quitar a fatura. Consequentemente, essa prática pode impactar, tanto o valor mensal dedicado para reserva, quanto a própria reserva em si - uma vez que poderá usar o dinheiro guardado para pagar a dívida.

 

Para evitar essa situação, sempre acompanhe seus gastos na fatura para não ter surpresas desagradáveis e evite dividir suas compras em muitas vezes. Se notar que a situação tende a se descontrolar, implemente medidas econômicas.

6 - Não ter um fundo de emergência

 

O fundo de emergência é uma reserva financeira específica para ser usada em casos extremos, como uma ocorrência médica ou qualquer outro grande gasto inesperado.

 

Assim como o fundo do planejamento financeiro para realizar seus sonhos, a reserva de emergência também tem uma finalidade específica, e deve ser usada apenas para este fim. Com isso, você garante que não precisará usar para adversidades o dinheiro direcionado para outros objetivos.

 

Além disso, ele é fundamental para que não enfrente problemas maiores em momentos delicados. Dependendo da situação, será psicologicamente mais saudável ter uma quantia considerável de dinheiro guardado para resolver seus problemas.

Como o planejamento financeiro pode transformar meus sonhos em realidade?

 

Falando da parte prática, o planejamento financeiro possibilita que você reúna uma grande quantia, no longo prazo, guardando pequenos valores no curto prazo. Desta forma, você cria um fundo de investimento que, cedo ou tarde, permitirá adquirir seu bem.

 

Agora, pensando na parte subjetiva da prática, o planejamento financeiro ajuda em muitos outros fatores. Primeiro, que ele vai te transformar em uma pessoa organizada, visto que, para que a estratégia dê certo, precisará se policiar quanto à maneira que organiza sua vida.

 

Por último, o planejamento financeiro torna você uma pessoa mais motivada. Por ser um processo que exige disciplina constantemente, você se torna mais resiliente e focado nas suas prioridades.

 

A Honda Serviços Financeiros incentiva que todos façam um planejamento financeiro para atingir seus sonhos, e se disponibiliza para ajudá-los sempre que necessário. Confira nossas condições de financiamento e consórcio e comece já seu caminho até a realização do seu sonho: adquirir seu próximo veículo Honda 0km!