Todo veículo que não passa por revisões corretamente fica à mercê de falhas que comprometem seu funcionamento e, consequentemente, a segurança de motoristas, pilotos e pedestres.

 

Uma coisa é certa: as revisões não podem acontecer apenas quando o veículo apresentar defeito. Há um período correto para realização dessa manutenção e, quando esse período chega, é preciso ligar na concessionária mais próxima e agendar uma visita.

 

Fato é que as revisões podem ser realizadas tanto pela quilometragem quanto pelo tempo de rodagem. Independente do motivo, é certo que com segurança não dá para vacilar!

Quando agendar minha revisão?

 

A Honda preza muito pela segurança de seus clientes, e a prova disso é a qualidade que exigimos do nosso setor de manutenção nas revisões dos veículos. E você precisa ficar atento, porque nossos automóveis e motocicletas possuem condições diferentes para revisão!

 

Para automóveis Honda: a primeira revisão precisa acontecer após 12 meses da compra. Contudo, se você atingir a marca de 10.000 quilômetros rodados antes do primeiro ano, você deve antecipar o agendamento da revisão.

 

A segunda revisão deve acontecer ao completar 20 mil quilômetros rodados, ou seja, após mais 10 mil quilômetros seguidos à primeira revisão. Se não atingir a marca em até 12 meses, novamente, é necessário retornar à concessionária para executar o processo pela segunda vez.

 

A partir da terceira vez, as revisões devem acontecer a cada 12 meses ou completando mais 10 mil quilômetros rodados, a marca que atingir primeiro.

 

Para motocicletas Honda: a primeira revisão precisa acontecer após mil quilômetros rodados. Se a marca não for atingida até seis meses após a entrega do veículo, você deve realizar a revisão da mesma forma.

 

A segunda deve ocorrer ao completar 6 mil quilômetros rodados. Novamente, se a marca não for atingida em até seis meses da primeira revisão, a visita à equipe de manutenção precisará ser feita da mesma maneira.

 

Da terceira revisão em diante, as condições de manutenção mudam de acordo com a linha da motocicleta. As da série Honda Elite devem ocorrer a cada 4 mil quilômetros percorridos, enquanto as motos da série Honda X-ADV ocorrem a cada 12 mil quilômetros.

De toda forma, recomendamos que você consulte o manual do seu veículo, pois lá contém todos os detalhes sobre o período correto de manutenção.


10 itens essenciais que você precisa se atentar durante a revisão da sua moto

1 - Checagem da água

Poucas pessoas se atentam para esse detalhe, mas manter o nível do líquido de arrefecimento do motor regulado é muito importante. O não nivelamento do item, seguindo as especificações do fabricante, pode afetar na eficiência do motor.

O indicado é manter o reservatório sempre nivelado, além de realizar a troca completa do líquido de arrefecimento a cada 200 mil quilômetros percorridos – ou assim que o veículo completar 10 anos, o que vier primeiro.

2 - Óleo do motor e filtro de óleo

A princípio, é necessário inspecionar o óleo do motor regularmente, não apenas quando o mecânico recomenda. Sempre consulte o manual do seu veículo para verificar a frequência exigida para tal vistoria, pois cada modelo de motor requer cuidados específicos.

3 - Pneus

Apesar de já ser rotina nas revisões, a análise do estado dos pneus merece uma atenção especial. Regularmente, a calibragem deve estar de acordo com o recomendado no manual, portanto procure um mecânico que esteja alinhado a este conhecimento.

 

Além disso, a revisão precisa certificar que os pneus não estão ‘carecas’, pois este é um grande fator de risco para os veículos, principalmente em dias de chuva.

4 - Freios

 

O sistema de frenagem é importante para qualquer veículo, contudo, para motociclistas, a atenção deve ser ainda maior. É preciso verificar se os freios estão regulados e, no caso dos hidráulicos, se o nível de fluido está correto.

5 - Sistema de luzes

 

Na revisão, verifica-se também todo sistema de luzes. Isso inclui não só as lanternas e o farol, mas também as luzes do freio, setas, ré, alerta e do painel.

O mau funcionamento de qualquer elemento pode colocar em risco tanto o piloto quanto outros motoristas e pedestres. Isso porque, se por um lado o sistema de luzes do painel auxilia na identificação de problemas de funcionamento, por outro as lanternas e faróis também ajudam motoristas e outros pilotos a enxergarem o seu veículo no trânsito.

6 - Sistema elétrico

Além da análise convencional do sistema elétrico, é preciso dar uma atenção especial aos modelos mais novos e à injeção eletrônica.

 

Por este motivo, o mecânico que fará sua revisão precisa ter atenção redobrada ao testar o funcionamento do sistema elétrico do veículo.

7 - Kit de relação

 

O kit é responsável por transmitir a força do motor para a roda traseira. É formado pela corrente, coroa e pinhão. Além disso, é fundamental para o funcionamento correto da moto.

 

A falha desse kit pode impactar no funcionamento da moto e, além de tudo, ficar vulnerável a uma queda – caso o sistema apresente problemas durante seu funcionamento. Por este motivo, a certificação da sua integridade é imprescindível.

8 - Bateria

 

O mau uso da bateria pode diminuir sua vida útil e, consequentemente, afetar negativamente o desempenho do veículo. Todo cuidado com sua preservação é pouco.

 

Por estes motivos, não esqueça de dar atenção para a bateria. Em determinadas situações, você pode precisar recarregá-la ou até mesmo substituí-la, mesmo se ela estiver dentro do prazo de validade.

Mão de obra gratuita para clientes Honda

 

Todo cliente Honda conta com mão de obra gratuita na primeira e segunda revisão dos seus veículos. Para isso, você precisa realizá-las em uma concessionária oficial da Honda, dentro do período estipulado.

 

Este é mais um dos muitos benefícios garantidos a todos pilotos que confiam na Honda para realizar seu sonho. Se você possui um dos nossos modelos e está próximo da data da revisão, consulte a concessionária mais próxima da sua casa e agende uma visita.

 

E se você ainda não tem uma moto Honda, consulte nossos planos de financiamento e seja agora mesmo um cliente Honda!

 

Revisão de automóvel

Agende agora mesmo a sua revisão! Veja a concessionária mais perto.