Fraudes financeiras são cada dia mais comuns. A coisa mais fácil do mundo, atualmente, é encontrar alguém que já tenha caído em uma fraude. Fato é que, na hora de lidar com o seu dinheiro, seja por meio de aplicações, consórcios ou financiamentos, você precisa tomar muito cuidado para não cometer erros.

 

Fraudes em consórcios, por exemplo, são mais comuns do que parece. Por isso, no momento de assinar seu contrato, leia o documento com atenção e não confie em uma empresa sem antes se certificar de sua idoneidade. Certifique-se de conhecer quem está efetuando a venda, e quais são os canais oficiais dessa empresa. Um pequeno deslize pode prejudicar a realização do seu sonho.

 

Todo cuidado com seu dinheiro é pouco quando o assunto é mantê-lo seguro. E para auxiliá-lo nesta questão, listamos as fraudes mais comuns do mercado e as maneiras de evitá-los. Veja a seguir!

Quais são os tipos de fraudes financeiras mais comuns?

1 - Promessa de contemplação antecipada

 

Muitos golpistas conseguem captar suas vítimas prometendo uma contemplação antecipada – dizendo que possuem maneiras de facilitar a contemplação de um contrato. É muito comum que indiquem prazos inviáveis nessa modalidade, tais como: contemplação em menos de um mês e, até mesmo, na mesma semana de assinatura de contrato.

 

Um contrato só pode ser contemplado durante as assembleias mensais, seja por sorteio ou oferta de lances. E, por este motivo, não existem formas de prever quando a contemplação será executada, pois depende de muitos fatores específicos.  É de enorme importância sempre acompanhar as assembleias e se inteirar de todas as atualizações.

 

Já falamos sobre contemplações neste artigo.

2 - Consórcio não existente

 

Na esperança de conquistar seu sonho, muitas pessoas acabam por assinar contratos com empresas fantasmas, atraídas por promessas de grandes recompensas – por mensalidades baixíssimas. É neste momento que elas comprometem suas finanças.

 

Por isso, sempre verifique a idoneidade das instituições financeiras antes de assinar qualquer contrato. Certifique-se de que a empresa possui um site oficial, CNPJ, ou um ponto de vendas físico para ter a certeza de que ela existe e é legítima. E, ao identificar promessas com condições muito diferentes das praticadas pelo mercado – principalmente oferecendo contemplações em pouco tempo ou com valores acima da somatória das cartas de crédito – desconfie!

 

Algumas instituições podem oferecer condições especiais – o Consórcio Honda mesmo oferece diversos benefícios para seus clientes - ainda assim elas estão dentro das boas práticas

3 - Venda de carta de crédito falsa

 

Muitos interessados em obter um bem por meio do consórcio optam por comprar cartas de crédito contempladas, acelerando algumas etapas burocráticas. A prática é legal e permitida pela maioria das instituições financeiras. Contudo, ela deve obedecer aos critérios estabelecidos pelo intermediário da operação.

 

Nesse sentido, há o golpe da venda da carta de crédito contemplada e, no entanto, falsificada. Criminosos forjam um documento, muito parecido com o oficial, e procuram interessados que, na ansiedade de encurtar o caminho até a contemplação, caem nessa emboscada. Normalmente, esses golpistas prometem que a carta está quitada, e basta você fazer uma alta transferência de valores para obtê-la em seu nome.

 

Ao se deparar com uma oferta parecida, sempre suspeite da oferta. Documentos escritos com erros de português, valores incoerentes com o prometido e logos de instituições impressas com má qualidade são as principais marcas de uma falsificação. É de suma importância procurar pela empresa em seus canais oficiais, e confirmar se essa carta de crédito realmente existe antes de realizar qualquer transferência de valores para obtê-la.

4 - Golpe do “contemplou, quitou”

 

Para tornar a proposta de venda mais atrativa, muitos golpistas prometem que a aquisição da carta fará com que todas as cotas sejam quitadas automaticamente. Isso não existe, pois um bem só pode ser adquirido via consórcio com o pagamento integral das cotas.

 

Ao se deparar com esta oferta, procure a empresa através de canais oficiais para relatar a situação. Fazer o pagamento de uma porcentagem do valor total da carta, na esperança de que ela seja quitada integralmente, fará apenas com que você perca seu investimento. Por esse motivo, fique atento com esse tipo de oferta e procure conhecer quem está efetuando a venda.

5 - Pagamento de boletos falsos

 

Quando um cliente está pagando um financiamento ou contrata um seguro, por exemplo, é muito comum ele receber os boletos via e-mail. Nesta situação, a pessoa pode ficar vulnerável a um golpe bem comum atualmente: o famoso golpe do boleto falso.

 

Nele, criminosos enviam para seu e-mail mensagens anexadas com um boleto falso. Ele é muito semelhante ao legítimo, com diferenças tão sutis que passam despercebidos a olhares menos atentos. É neste momento que a perda de dinheiro acontece.

 

Para evitá-lo, nunca faça pagamentos de boletos enviados de endereços desconhecidos e, na dúvida, analise bem cada detalhe do documento. Falsificações costumam conter erros de português, informações contraditórias e dados pessoais incorretos. Além disso, é importante relembrar que os boletos sempre serão de um mesmo banco. No entanto, caso sejam recebidos boletos de bancos distintos, é uma confirmação de que se trata de um boleto falso.

6 - Roubo de informações

 

Atualmente, o roubo de informações para cometer golpes financeiros é muito comum, principalmente no meio digital. Através de ataques hackers, roubo de bancos de dados, links falsos e contatos via redes sociais, criminosos adquirem essas informações e cometem uma série de golpes.

 

Alguns deles são a compra de mercadorias com cartões de terceiros, clonagem de conta e uso dos dados para contratação de financiamentos. As consequências para quem leva o golpe são muito grandes e envolvem vários processos burocráticos para resolver a situação.

 

Por este motivo, todo cuidado é pouco. Nunca se cadastre em empresas que você não confia. Além disso, não clique em links desconhecidos e, ao realizar compras via internet, opte por utilizar cartões de crédito digitais – afinal, eles não podem ser clonados.

7 - Golpe da premiação falsa

 

O golpe acontece quando o criminoso, se passando por um representante de uma grande empresa, entra em contato com a vítima informando que ela foi premiada. E para garantir a recompensa, a pessoa precisa fazer um depósito ou pagamento de uma grande quantia.

 

Nunca acredite nessas premiações. Nenhuma empresa entra em contato com ganhadores de prêmio, pois o esperado é o inverso. Por outro lado, as marcas são proibidas de incluir consumidores nas suas premiações se a inscrição não for por livre e espontânea vontade.

Como saber se estou sofrendo um golpe?

 

  • Sempre consulte as entidades responsáveis por fiscalizar cada serviço financeiro contratado. Consórcios só podem ser ofertados por empresas cadastradas no Banco Central; Seguros, planos de capitalização e previdência privada são legais apenas para administradoras cadastradas na Superintendência de Seguros Privados; Fundos de Investimentos precisam constar no site da Comissão de Valores Imobiliários;
  • Sempre leia os contratos até o final. Nunca assine algo sem ter conhecimento integral do objetivo do acordo;
  • Desconfie de ofertas tentadoras demais. Quando o empréstimo tem juros muito abaixo do mercado, os consórcios prometem retorno imediato e facilitado à contemplação;
  • Representantes de grandes instituições financeiras não podem descumprir os critérios de negociação impostos pela empresa. Se você for abordado por um oferecendo facilidades que não estão listadas no plano, não feche contrato. Sempre desconfie e denuncie o profissional às autoridades responsáveis;
  • Evite fazer compras e até mesmo um simples cadastro em empresas que você não confia. Seus dados podem ser usados sem seu conhecimento;
  • Não clique em links desconhecidos. As chances de você sofrer um golpe ou ter seus dados cobrados são muito grandes;
  • Empresas não entram em contato anunciando prêmios aos seus ganhadores, muito menos uma a qual você não se inscreveu em alguma promoção. Nunca acredite em ligações pedindo depósito de dinheiro em troca de liberação de prêmios;
  • Não confie suas informações a terceiros. Não repasse nenhum dado pessoal ou senhas para quem não é de sua íntima confiança;
  • Sempre exija comprovações de seus pagamentos e contratos assinados. Sem recibo, cópias autenticadas de contrato e registros fiscais você não tem como se resguardar de potenciais golpes;
  • Desconfie de mensagens SMS, WhatsApp e ligações realizados por empresas de cobrança. Sempre se certifique de que você está conversando com uma empresa/pessoa idônea antes de efetuar qualquer transação ou negociação.

 

Caso você tenha caído em algum golpe, procure a empresa responsável através dos canais oficiais e procure também os órgãos competentes para reportar o ocorrido. Na Honda Serviços Financeiros nossos representantes são treinados para orientar cada cliente sobre as boas práticas de segurança, e ainda oferecemos diversas ferramentas de proteção em todos os contratos assinados. Se você procura uma instituição de confiança, procure um serviço Honda.