Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que é consórcio e como fazer um bom acordo ao contratar um. Algumas perguntas como ‘’tem que estar com o nome limpo para fazer consórcio’’ e ‘’é uma boa ideia investir em um consórcio’’ são muito comuns.

 

Pensando nesses questionamentos, trouxemos para você um guia completo de dicas sobre o tema. A seguir, você vai conhecer quais são os mitos e verdades sobre consórcio e saber como investir em um com inteligência!

As principais dúvidas ao se fazer um consórcio - e suas respostas!

1 - Como funciona o consórcio de veículos?

 

Ao obter um veículo via consórcio, o comprador não precisa pagar os juros do empréstimo ou dar a entrada no ato da compra - comum no financiamento. Isso porque esta modalidade de crédito reúne diversas pessoas com um objetivo comum: conquistar determinado bem - como carro ou moto, por exemplo.

 

Assim, todos os participantes contribuem mensalmente com valores que são divididos e proporcionais ao bem de interesse.

2 - É bom fazer consórcio?

 

O consórcio possui um ótimo custo-benefício. Afinal, ele permite que muitas pessoas realizem seus sonhos do veículo próprio por meio da aquisição da carta de crédito, com isenção quase que total de juros e encargos financeiros.

 

Se você tem tempo para adquirir seu bem e é organizado financeiramente, fazer um consórcio é a solução ideal para você.

 

3 - Quem pode fazer um consórcio?

 

Qualquer pessoa que seja maior de 18 anos pode participar de um consórcio. Basta apresentar os documentos exigidos e se comprometer com as exigências do contrato para poder assiná-lo.

 

Pessoas com 16 e 17 anos também podem participar, contanto que tenham consentimento do responsável legal – que pode ser um dos pais ou tutor.

4 - O que acontece se eu for contemplado no consórcio e estiver com alguma restrição financeira?

 

Também é possível participar de um consórcio se você estiver inadimplente no mercado. A única exigência que será feita é o pagamento total da sua dívida para retirada da cota, ou apresentar um fiador como garantia.

5 - Como contratar um consórcio?

 

É muito fácil contratar um consórcio, basta seguir algumas etapas. A primeira delas é procurar uma empresa administradora de crédito de sua confiança e buscar opções de consórcio que sejam do seu agrado. Confira aqui algumas opções do Consórcio Honda!

 

O próximo passo é definir o valor do bem que deseja adquirir e o quanto está disposto a pagar mensalmente. Desta forma, a administradora conseguirá identificar o plano de consórcio que melhor se encaixa no seu perfil. Por fim, você irá compor um grupo de investimento.

 

Normalmente, vários planos são apresentados para o consorciado. Daí, ele seleciona aqueles que mais atende suas necessidades. Nesta etapa, observe atentamente as condições de cada contrato, como taxas de manutenção, valor das parcelas, tempo de duração e quantas pessoas estarão no grupo.

 

Por último, basta fazer as simulações, analisar o contrato, assiná-lo e iniciar o pagamento das parcelas, aguardando sua contemplação.

6 - Todo consórcio demora para ser contemplado?

 

O tempo de contemplação varia bastante de acordo com cada contrato. Em via de regra, qualquer participante de um consórcio tem as mesmas chances de ser contemplado do primeiro ao último mês de contrato. Mas existem formas de adiantar a contemplação.

 

Uma delas é a contemplação via lance. Neste caso, além do pagamento em dia das parcelas, o beneficiário precisa oferecer um valor acima da mensalidade dias antes do sorteio.

 

Existem dois tipos de lances. A modalidade livre, que é a oferta de qualquer valor acima de 10% do saldo devedor. Neste caso, a pessoa beneficiada é aquela que oferecer o maior lance. Já no lance fixo você oferece um percentual pré-estabelecido pela administradora –  no Consórcio Honda essa porcentagem é de 15%!

 

Neste último caso, cada instituição tem critérios próprios de escolha. Contudo, esse método sempre oferece mais chances de contemplação do que no sorteio normal

7 - O consórcio tem juros?

 

Não há cobrança de juros. Inclusive, participar de um consórcio é a melhor forma de obter bens integralmente, pagando de forma parcelada e sem acréscimo de juros.

 

As empresas administradoras de consórcio cobram apenas uma taxa de manutenção do fundo coletivo de investimento.

 

8 - O consórcio é um bom investimento?

 

Se você não tem urgência em conseguir seu bem e está estruturado para investir a longo prazo, o consórcio é um excelente investimento. Com ele, você parcela um alto valor de crédito, sem cobrança de juros, e garante que terá em mãos o valor integral do investimento assim que for contemplado.

 

Mas se você deseja obter o valor investido de maneira urgente e está disposto a pagar juros por este benefício, o consórcio não é a melhor opção.

9 - O que acontece se eu parar de pagar meu consórcio?

 

Existem 3 cenários possíveis que ilustram uma situação de abandono do consórcio ou desistência do contrato. São eles:

 

  • Parei de pagar um consórcio não contemplado: você não poderá mais participar dos sorteios de contemplação, nem ofertar lances. Seu nome não vai para o Serasa, mas existem algumas penalidades, como o desconto de uma porcentagem em favor do grupo e da administradora, proporcional ao que já foi pago.
  • Parei de pagar um consórcio e já fui contemplado: se você já foi contemplado, ainda não utilizou o crédito e acumulou 2 parcelas atrasadas, consecutivas ou não, a administradora poderá cancelar a contemplação e retornar o saldo para o grupo. Caso a contemplação tenha sido por lance, o cliente pode solicitar a devolução da quantia de acordo com as condições previstas no contrato. Após regularizar o atraso, poderá retomar a participação nas assembleias normalmente.
  • Parei de pagar um consórcio, já fui contemplado e obtive o bem: neste cenário, seu nome será incluído nos órgão de proteção ao crédito, e, se você já forneceu garantias na assinatura do contrato, elas serão executadas pela administradora.

 

Uma opção paralela ao abandono do consórcio, que consiste em parar de pagar sem avisar a administradora, é a desistência. Neste cenário, você interrompe seu contrato, em acordo com a empresa mantenedora, abrindo mão do fundo de investimento e recebendo de volta os valores investidos que você tem direito.

10 - Posso comprar um consórcio em andamento?

 

Existem casos de consorciados que desistem das suas cotas no fundo coletivo e abrem uma vaga no consórcio. Interessados podem comprar essas cotas, negociando o pagamento dos valores já acumulados e a continuidade do investimento.

 

Nestas situações, recomendamos apenas que você observe atentamente as condições do contrato e se o valor combinado pelo fundo atende suas expectativas.

12 - Preciso declarar meu consórcio no IR?

 

Sim, é preciso declarar o consórcio no imposto de renda. Independente de ter sido contemplado ou não, os bens precisam ser declarados, afinal de contas você está investindo dinheiro neles.

 

É preciso descrever cada cota em seu nome, evidenciando, tanto os valores pagos, quanto os valores pendentes. Ainda é necessário descrever se você já teve o bem entregue ou ainda está na espera de ser contemplado.

13 - Quais são os principais erros a se evitar ao contratar um consórcio?

 

  • Não procurar uma instituição autorizada: recomendamos assinar contrato apenas com instituições reconhecidas pelo Banco Central. Assim, você evita golpes.
  • Acreditar em um lance garantido: nenhum lance que você ofereça, por mais que acredite que seja alto, garante um leilão vencido. A contemplação depende de muitos fatores externos.
  • Acreditar que não há nenhuma cobrança de taxa: toda operação de consórcio necessita de uma taxa de manutenção. Por mais que não tenha juros, haverá outras cobranças. Por isso, não negligencie a fase de análise do contrato.
  • Não acompanhar as movimentações do consórcio: o ideal é acompanhar as assembleias do seu consórcio. Caso não consiga ir presencialmente, acompanhe as principais informações no boleto mensal, site e aplicativos da administradora.
  • Não atrase pagamentos: como dito anteriormente, o atraso de pagamentos causa multas e juros, além da impossibilidade de participar de sorteios enquanto estiver com saldo devedor.

 

Faça um Consórcio Honda!

Agora que você esclareceu as principais dúvidas sobre o tema, saiba que o Consórcio Honda disponibiliza oito planos que atendem as necessidades dos mais variados perfis.

 

Você busca mais praticidade para o dia a dia? Quer circular com um carro que oferece conforto e segurança? Ou prefere aventurar-se em duas rodas? Talvez o seu desejo seja uma moto para viajar, ou até mesmo para fugir do trânsito do dia a dia.

 

Independentemente do seu sonho, há um plano do Consórcio Honda para realizá-lo. Acesse nosso site e conheça as opções disponíveis para você!

E continue acompanhando o blog Conexão HSF. Sempre compartilhamos novos artigos sobre o tema!